A primavera já chegou e a temporada pede cuidados especiais com os jardins, pois as plantas sofrem com a mudança climática.
Esse é o momento certo para você usar seus equipamentos de jardinagem e conseguir um espaço verde saudável. No entanto, a atividade requer cuidados, como o preparo do gramado, dos canteiros e das áreas verdes da sua casa.
Por isso, Graziela Lourensoni, gerente de Marketing e Produtos para a América Latina da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, selecionou cinco passos simples que transformarão a sua área externa.
"Antes de iniciar qualquer atividade no jardim é importante identificar quais são as melhores opções de equipamentos, sempre levando em consideração produtividade, ergonomia e potência. Existem modelos disponíveis para cada tipo de trabalho", explica a especialista.
1- Limpar, soprar e rastelar
O primeiro passo é limpar todos os restos de folhas, galhos, pinhas e outros detritos que caem e são deixados pelas outras estações, para dar aos gramados e aos canteiros uma chance de respirarem.
A folha ocasional não constitui um perigo, mas pilhas ou camadas de folhas podem prejudicar a aeração da grama ou até fazê-la se decompor. Use um soprador de folhas para isso.
Dicas de produtos: Soprador Husqvarna 125BVx, ideal para atividades domésticas, combina potência com facilidade de uso e já vem com kit de aspiração para coleta.
Para uso profissional e intensivo o soprador costal Husqvarna 356BTx é mais indicado, pois possui baixos níveis de ruído, além de suporte ergonômico com elementos antivibratórios.
2- Limpar as ervas daninhas e arejar o solo
Livre-se de todas as ervas daninhas o mais cedo possível, antes que o sol acelere o crescimento delas. Também não se esqueça de cortar as folhas secas, as gramas altas e fique atento para não prejudicar os caules das plantas, pois isso pode danificar as raízes.
Não deixe também de descompactar o solo, isso faz com que o oxigênio atinja as raízes das plantas e, ao mesmo tempo, dê uma melhor aparência ao canteiro.
Dica de produto: Motocultivador Husqvarna TR430, que se movimenta para frente e para trás, sendo que as lâminas giram no sentido anti-horário.
3- Podar as árvores
Se você tem árvores frutíferas, lembre-se que elas necessitam de podas, assim ficarão mais saudáveis para acolher os frutos. Uma árvore frutífera é podada em cinco etapas:
-- Retire os ramos mortos (às vezes isso pode ser a única coisa que você tem de fazer);
-- Remova os ramos do cruzamento, ou seja, os galhos que encostam uns nos outros;
-- Remova caules e ramos que apontam para cima em linha reta;
-- Remova todos os ramos apontando para dentro, para o tronco da árvore;
-- Se necessário, deixe a árvore menos espessa.
Dica de produto: Podador de galhos Husqvarna 327P5x, oferece um alcance que pode chegar a 5 metros, possibilitando a poda de árvores altas em lugares de difícil acesso.
Em casos de galhos mais grossos, aMotosserra T435 da Husqvarna é compacta, pesando menos de 4 kg e foi desenvolvida especialmente para o trabalho de poda de galhos.
4- Aparar as cercas-vivas
A melhor maneira de se obter uma boa cobertura para as cercas vivas começa com os podadores. A vegetação, que torna a paisagem mais harmoniosa, deve ser cortada durante o início da primavera.
Dica de produto: Podador de cerca-viva 226HD60S da Husqvarna é indicado para serviços de pequena envergadura, alta precisão e qualidade.
5- Cortar o gramado
O gramado precisa de tempo para se recuperar após as outras estações. Lembre-se de não cortar a grama muito curta nas primeiras vezes. Com uma altura de 5 a 9 cm, você terá um gramado padrão e com uma bonita aparência.
Dica de produto: Cortador de grama Husqvarna J55SL, indicado para espaços de até 900m² de grama plantada, é uma excelente opção para quem precisa de uma máquina prática e com corte de alta qualidade.
Já a Roçadeira Husqvarna 128R, indicada para uso doméstico, é ideal para acabamentos em áreas inclinadas e onde o cortador de grama não alcança. Possui a tecnologia Smart Start® para facilitar a partida do motor e já vem com fio de náilon e lâmina de 4 pontas.