COMO INGRESSAR NO MERCADO DO CAFÉ

Começar o cultivo do café para fins comerciais exige uma série de cuidados por parte do produtor, que vão desde a escolha do tipo de café que mais se adequa à região do plantio até a atenção com o manejo e com a colheita, que precisam ser feitos de maneira a não prejudicar a próxima safra.

 

Leia também:
>> Saiba como ter o solo ideal para iniciar o plantio do café
>> A dedo, derriça ou mecânica: veja qual é o melhor tipo de colheita do café para você

 

“Buscar um bom assessoramento técnico, manter o controle dos custos e procurar diferenciar o seu produto pela boa qualidade são passos imprescindíveis para quem está começando a investir nesse mercado” recomenda o Prof. Dr. Armando Androcioli, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

 

Plantio
Para garantir a boa qualidade do produto, é preciso, em primeiro lugar, escolher o local correto para o plantio. Procure evitar terrenos propícios a fortes ventos e frios rigorosos, pois o café não é muito resistente às baixas temperaturas. Além disso, sempre prefira as superfícies planas, já que terrenos íngremes podem dificultar os trabalhos de semeadura e colheita.

 

Tipos de café
Para o mercado, os cafés Arábica e Robusta são os que têm maior importância econômica. No caso do Arábica, ele se encontra plantado em áreas com altitude acima de 400 metros, ou seja, em regiões mais altas e com temperaturas amenas. Já o Robusta desenvolve-­se melhor em locais de altitude mais baixa e, logo, mais quentes.

 

Retorno financeiro
Por mais que o Brasil seja reconhecido como um país que consome muito café, o grão faz sucesso pelo mundo todo. Por isso, quem decide investir no cultivo do café pode pensar em expandir o seu negócio para o mercado internacional também. Além disso, hoje, a cafeicultura é percebida como um dos pilares da economia brasileira, tornando-­se, assim, um dos setores mais estáveis economicamente.

 

Fonte: Mundo Husqvarna