Nas últimas décadas, a agricultura familiar vem ganhando força no mercado brasileiro, tanto por parte do governo, que apoia os pequenos produtores por meio de políticas públicas, quanto por parte do público final, que está consumindo cada vez mais produtos originados nas pequenas propriedades rurais. Nesse contexto, produzimos um panorama da agricultura familiar no País para que mostrar que, de fato, ela é a principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras.
Leia também:
>> Interesse das novas gerações muda cenário da agricultura familiar
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Atualmente, a agricultura familiar corresponde a cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País. E a tendência é que a produção familiar se solidifique cada vez mais, já que as melhores condições de crédito e a ampliação do mercado estão contribuindo para a estruturação desse segmento.
Exemplo disso é que, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Plano Safra 2015/2016 da agricultura familiar apresenta um investimento recorde de R$ 28,9 bilhões. Esse número representa um aumento de 20% em relação à safra anterior.
REGIÃO DE DESTAQUE
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maior concentração da agricultura familiar encontra-se nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, sendo que 50% dos estabelecimentos familiares estão no Nordeste. A região apresentou densidade de 2.796 produtores por 100km², sendo que as maiores densidades estão nos municípios de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB (2.796), Moita Bonita-SE (2.669,59) e Coité do Nóia-AL (2.489,55).
O QUE SE PRODUZ
O pequeno agricultor ocupa, hoje, um papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro. Entre os principais grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar estão a mandioca (87%), o feijão (70%), a carne suína (59%), o leite (58%), a carne de aves (50%) e o milho (46%).
COMO A HUSQVARNA PODE AUXILIAR OS AGRICULTORES FAMILIARES
O uso de equipamentos modernos contribui para melhorar o desempenho produtivo das propriedades rurais, agregando valor e reduzindo custos. E essas vantagens também podem ser aplicadas nas pequenas propriedades rurais.
A Motosserra T435 , por exemplo, é uma boa opção para o agricultor familiar. Ela é pequena, potente e fácil de usar, pois foi desenvolvida especialmente para serviços leves, como a poda de galhos. Também é ideal para serviços em chácaras e sítios, corte de lenha, uso na fruticultura e poda em áreas de difícil acesso.
Outro equipamento bem útil é a Roçadeira 143R-II , que é leve e fácil de operar em função da sua ergonomia. Ela vem com um guidão com design assimétrico, permitindo que o usuário encontre a posição mais confortável para executar a tarefa, e com um cinturão duplo, o que aumenta a segurança durante a utilização. Esse equipamento foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar o trabalhador em tarefas como a limpeza entre as ruas das plantações, a manutenção de pastos e a retirada de restos de lavouras.
O Atomizador 362M18 também é indicado para as pequenas propriedades. Trata-se de um produto leve e ergonômico, que vem com um suporte costal almofadado, assegurando o conforto e a segurança do usuário. Esse é um equipamento indicado para ser usado na desinfecção de espaços de cultivo de pecuária, hortaliças, árvores frutíferas e estabelecimentos da propriedade rural, podendo ser utilizado na aplicação de partículas sólidas ou de insumos líquidos.
Por sua vez, o Motocultivador TR430 é muito ergonômico, sendo voltado para o uso em hortas e aviários. O equipamento vem com sete posições de regulagem de profundidade e um guidão ajustável, sendo ideal para realizar a capina, a remoção da vegetação superficial do solo, a aragem do terreno, a descompactação da terra e a produção de valas entre as culturas para otimizar o escoamento da água.
Fonte: Mundo Husqvarna