GIRO ZERO OU TRATOR: QUAL É O MELHOR PARA MANTER O GRAMADO?

Cortar grama nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que os profissionais da área ou os proprietários de áreas rurais se deparem com terrenos íngremes, esburacados e de difícil acesso na hora de aparar o gramado. Mas, para ajudar nessa tarefa, equipamentos como o Giro Zero e os tratores são desenvolvidos com cada vez mais tecnologias que facilitam o corte. Para você saber qual é o produto que melhor supre as suas necessidades, conheça um pouco mais sobre cada um.

 

Leia também:

>> Roçadeira ou cortador de grama: saiba qual escolher

 

 

GIRO ZERO

 

MZ52 é indicado para áreas de até 300 mil m²Husqvarna

MZ52 é indicado para áreas de até 300 mil m²

O Giro Zero foi desenvolvido com tecnologia de ponta para garantir mais velocidade e precisão na hora de cortar a grama e reduzir custos. O produto pode ser usado nos mais diferentes gramados, como em sítios, fazendas, campos de golfe e de futebol, parques e hotéis. Esse equipamento ainda conta com uma plataforma de corte altamente resistente, feita de chapas de aço soldado, sendo robusto, fácil de operar e ergonômico.

 

PZ60: modelo tem o Santo Antonio e é fácil de operar Husqvarna

PZ60: modelo tem o Santo Antonio e é fácil de operar

O assento do Giro Zero tem um encosto alto e a sua estrutura oferece apoio para os braços e alavancas de direção ajustáveis, proporcionando mais conforto, mesmo durante os serviços mais intensos e atuando em alta velocidade. Dessa forma, a máquina pode ser usada, inclusive, para o corte profissional em grandes espaços verdes.

 

A máquina também vem equipada com uma proteção contra tombamento, chamada de Santo Antônio (no modelo PZ60), oferecendo mais segurança ao trabalhador. Junto a isso, o Giro Zero possui funções de descarte lateral, coleta ou reciclagem da grama cortada. Esse produto vem, ainda, com o sistema Roll Over (ROPS), que desliga o equipamento por completo, do conjunto de corte até o motor, no caso de a marcha à ré estar acionada e a chave de ignição não estar no modo de ré.

 

 

TRATOR

YTH22V46: indicado para áreas de até 100 mil metrosHusqvarna

YTH22V46: indicado para áreas de até 100 mil metros

O trator desenvolvido para o corte de grama é um equipamento potente, que vem com uma plataforma de corte soldada e um chassi robusto, sendo indicado para quem precisa do equipamento de forma intensiva. A praticidade também é uma característica dessa máquina, já que, com um único toque no botão on/off, é possível realizar o corte da grama mesmo com a marcha à ré engatada.

 

Para a segurança do operador, um sistema de visualização por meio de luzes indica o nível de carga da bateria e a sua transmissão hidrostática permite a variação da velocidade de forma mais suave. Esse produto ainda conta com o bloqueio das rodas para facilitar o corte em terrenos com buracos e ondulados.

 

Piloto automático garante velocidade constante mesmo em gramados irregularesHusqvarna

Piloto automático garante velocidade constante mesmo em gramados irregulares

Entre as vantagens dessa máquina estão o ajuste da altura de corte, o assento ajustável e o volante ergonômico, tudo para facilitar o trabalho do operador na hora de manobrar. Outros benefícios do produto são os faróis para facilitar a visibilidade quando há pouca luz, pneus largos que aderem melhor ao solo e piloto automático para manter a velocidade, mesmo em terrenos irregulares.

 

O trator para corte de grama vem equipado com o inovador sistema de ignição SmartSwitch™, que oferece um acesso mais fácil à partida da máquina. Dessa forma, não se faz necessário o uso da chave, prevenindo, também, o acesso de pessoas não autorizadas. O produto foi desenvolvido com a tecnologia TrioClip®, que permite o descarte ou a coleta da grama cortada e, nesse último caso, a sua reciclagem para outros fins, como a adubação.

 

Os tratores são desenvolvidos com a tecnologia Air Induction. Assim, o equipamento conta com ventilação que ergue a grama durante o serviço para garantir o corte até mesmo das partes mais baixas, assegurando um corte perfeito. Esse produto também tem o sistema Roll Over (ROPS). Nesse caso, se a marcha à ré for acionada e a chave de ignição não estiver no modo de ré, o trator desliga-se por completo, desde o conjunto de corte até o motor.

 

COMPARAÇÃO

Marcio Stanieski, técnico de produtos da Husqvarna, lembra que a plataforma do Giro Zero tem uma vida útil maior, já que ela é soldada com recortes de chapas de aço. Já a plataforma do trator é estampada, ou seja, é formada a partir de um molde mais fino.

 

Além disso, Stanieski explica que as principais diferenças entre o Giro Zero e o trator são a produtividade e a economia. “O Giro Zero é mais rápido e consegue realizar contornos ao redor das árvores. Com isso, ganha-se produtividade e melhor acabamento, reduzindo o trabalho com a roçadeira, por exemplo”, afirma.

 

Essa diferença entre capacidade de atuação e consumo de combustível você pode conferir na tabela abaixo.

 

giro zero trator