COMO A MOTOSSERRA CONTRIBUI PARA O AGRONEGÓCIO

Em geral, a motosserra  é conhecida por ser um equipamento muito utilizado no manejo florestal. Isso porque a sua principal função está em podar e cortar as árvores que serão utilizadas em locais como as indústrias siderúrgicas e de celulose. Mas é importante lembrar que a motosserra também é um equipamento de extrema utilidade quando o assunto é agricultura e pecuária. Confira:

 

– CERCAS E INSTALAÇÕES

 

O corte de lenha para a produção de moirões para cercas e para a construção e o conserto das instalações rurais, como os currais, é feito com o auxílio da motosserra.

 

No caso das cercas, elas são importantes não só para separar a sua propriedade das propriedades vizinhas, mas também para divisões internas, como de pastagens, formando piquetes para separar as diferentes espécies de animais.

 

Para se ter uma ideia, os moirões devem ficar cerca de 80cm enterrados para dar firmeza à cerca. Considerando que há 3m de distância entre os moirões, uma cerca de 1km exigirá 334 moirões de mais de um metro cada, ou que significa mais de 300m de madeira.

 

– CUIDADOS COM ANIMAIS

 

As motosserras também são úteis na hora de cortar a lenha que servirá de combustível para os aquecedores de aviários. O aquecedor a lenha é um dos métodos mais antigos de aquecimento de aviários, tendo o seu calor transmitido ao ambiente por meio de condução, ou seja, através do ar.

 

Especialmente no inverno, os aquecedores a lenha também podem servir como um complemento para o aquecimento dos aviários, trabalhando em conjunto com outros métodos, como os aquecedores a gás.

 

– GRÃOS

 

Outra contribuição da motosserra para a agricultura está relacionada ao controle da umidade dos grãos e folhas. Isso porque o excesso de umidade compromete os grãos e as folhas de produções como as de arroz, milho, soja e tabaco.

 

Nesse caso, a espécie mais utilizada pelos agricultores para aquecer os secadores agrícolas é o eucalipto em função da sua produção em larga escala.

 

– PROTEÇÃO

 

A motosserra também é utilizada na manutenção das áreas florestais que protegem alguns tipos de cultivos das propriedades rurais. Para prevenir o ataque de pragas, por exemplo, o controle biológico é fundamental. Portanto, é importante que o agricultor mantenha áreas de plantação no entorno do seu cultivo para receber a ajuda de animais como tamanduás e aves que vivem ali e são predadores naturais de formigas, larvas e cascudos.

 

Manter árvores em torno do cultivo também é importante para promover o sombreamento em plantações como as de café e erva-mate. Com a sombra, essas plantas conseguem se preservar durante o seu desenvolvimento, atingindo tamanhos maiores e melhor qualidade.

 

– PODA

 

Para garantir o desenvolvimento de frutos saudáveis, suculentos e viçosos, a motosserra é utilizada na poda dos pés de frutas.

 

Desta maneira, o produtor induz novas brotações e melhora a qualidade da produção de árvores que produzem furtas como maçã, laranja, limão e manga.

 

Confira os modelos mais adequados para cada tarefa na tabela abaixo:

 

motosserraDoxxa | Mundo Husqvarna

 

 

Fonte: Mundo Husqvarna