ATOMIZADOR E PULVERIZADOR: ENTENDA A DIFERENÇA

Atomizador

Arquivo Husqvarna

Ideais para o uso em áreas mais extensas, como na agropecuária, no cultivo de hortaliças e de árvores frutíferas em geral e na desinfecção de estabelecimentos, os atomizadores podem ser utilizados tanto em ambientes internos como externos. O atomizador é indicado para locais de culturas que não permitem a aplicação mecanizada (trator) ou de culturas adensadas, que suportam altas velocidades.

 

A alta eficiência do sistema de descarga, que lança até 14kg de produto a 12m de distância por minuto, garante ao atomizador alto desempenho em diferentes aplicações. No caso da Husqvarna, esse equipamento foi projetado com um motor que permite a geração de pressão para levar o defensivo agrícola até o local desejado. Além de ser ideal para o uso de insumos agrícolas, como adubo, calcário e sementes, ele pode ser utilizado até mesmo para fornecer ração de grandes dimensões para peixes.

 

Nesse caso, o equipamento da Husqvarna permite que o alimento seja lançado de maneira uniforme em todo o tanque de criação. “À medida que o atomizador lança a ração de maneira homogênea no tanque, minimiza a disputa dos peixes por alimento e, dessa forma, contribui para o ganho de peso uniforme dos alevinos (peixes recém-saídos dos ovos) ou dos pescados de maior postura, o que garante a qualidade da carne e, logo, maior valor comercial”, explica Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da empresa sueca.

 

Leia também:
>> Piscicultura cresce no Brasil e tem o auxílio da tecnologia Husqvarna

>> Husqvarna entrega atomizadores e pulverizadores à Suzano para combater incêndios florestais

 

Para tornar o trabalho do operador mais eficiente, o atomizador conta com a tecnologia Smart Start®, um sistema de descompressão que facilita o arranque do motor e minimiza esforços, reduzindo, assim, a resistência da corda de arranque em 40%. O equipamento também inclui um cinturão acolchoado, garantindo o conforto e o bem-estar do trabalhador durante a operação.

 

 

Pulverizador

pulverizador325S25-Arquivo Husqvarna

 

Usado na aplicação de granulados e líquidos para a agricultura, fruticultura, pecuária e no combate de pragas e vetores, o manuseio do pulverizador é fácil e de grande mobilidade. Um produto versátil, ele pode ser utilizado em diferentes áreas da produção rural. Além do controle de pragas nas lavouras, é possível usar o equipamento na eliminação de insetos, na esterilização de aviários, na higienização das baias e na limpeza de ambientes após a retirada de lotes de suínos.

 

Segundo Figueiredo, o pulverizador garante melhores resultados na aplicação de defensivos a culturas não suscetíveis a velocidades elevadas de ar. O consultor afirma que o lançamento do produto via pulverizador ocorre por meio de uma pressurização da câmara que direciona essa pressão para o bico do aparelho em formato de microgotas, que são depositadas superficialmente na folha por gravidade.

 

Os pulverizadores da Husqvarna têm elevada capacidade de atuação, o que possibilita o tratamento de vastas áreas durante o trabalho, além de contarem com um motor leve e suportes costais almofadados, tornando-os mais cômodos para transportar.

O pulverizador é equipado com um tanque de polietileno e uma bomba de alta pressão, sustentados por um resistente motor dois tempos. Para evitar vazamentos, a sua haste tem três bicos injetores em forma de leque com roscas universais e anel de vedação. O aparelho conta, ainda, com um visor de óleo da engrenagem de acionamento da bomba e com uma mangueira fabricada com uma cinta telada em metal, que permite utilizar altas pressões com segurança.

 

TABELA COMPARATIVA ENTRE ATOMIZADOR E PULVERIZADOR:

  Atomizador Pulverizador
Benefícios Tampa de partida independente, filtro de ar eficiente, cinturão confortável e tecnologia Start Smart® Tampa de partida independente, filtro de ar eficiente e suportes costais almofadados
Aplicação Combate a incêndios, alimentação de peixes, adubação e controle de pragas Controle de pragas, adubação, esterilização de aviários, higienização de baias e limpeza de ambientes de suínos
Indicação Culturas que aguentam altas velocidades de ar Culturas que suportam baixas velocidades de ar
Tipo de insumo Grão, pó e líquido Grão e líquido

 

 

Lembre-se que o controle de pragas (dedetização) só pode ser feito por profissionais treinados e legalizados. É vedada a prática doméstica e a contratação de colaboradores sem treinamento específico para realizar o autosserviço de controle de pragas. Os produtos são de uso profissional e com registro no Ministério da Saúde para essa finalidade.

 

Fonte: Mundo Husqvarna